20 fevereiro 2014

Oficina de iniciação ao Trekking

No ultimo final de semana ministramos, Cristiano e eu, um projeto piloto, uma Oficina de Iniciação ao Trekking. A proposta é divulgar a prática desse esporte na região. A instrução contou com a colaboração de  um pequeno  grupo de estudantes da UFPEL(Universidade Federal de Pelotas) que se interessaram pela atividade. O propósito foi  contribuir com a construção do conhecimento teórico e prático  para iniciantes em trekking que procuram visitar locais já mapeados, sem a pretensão em explorar e/ou conquistar novas rotas, locais nunca trilhados, de difícil acesso ou inóspitos, simplesmente focando no Trekking Turístico e obviamente no minimo impacto ambiental.

No sábado foi apresentada  a instrução teórica com 4 horas de duração, onde foram  transmitidos conhecimentos sobre os tipos de trekking, planejamento, ética, equipamentos específicos, preservação e minimo impacto.

No domingo foi realizada a instrução prática, dando a todos a oportunidade de vivenciar algumas das teorias e conhecer um pouco da zona rural  de Pelotas. Entre subidas, decidas, estradas e  trilhas , foram percorridos 20km.

O resultado está nas foto abaixo:

















(eu vou junto)


Ao grupo, parabenizo pelo desempenho e persistência. Espero que tenham aproveitado e curtido a função.


"Amplie seus limites, eleve seu espírito e almeje o topo." 
(Declaração do Tirol sobre boas praticas em esportes de montanha.)

Nota: Em decorrência de vandalismo de grupos anteriores , o proprietário de uns dos pontos visitados proíbe o acesso de visitantes e a  divulgação da localização.