19 outubro 2011

Itacolomi


Itacolomi, é o berço da escalada gaúcha. Foi por muitos anos o principal campo-escola de várias gerações de escaladores. Atualmente, o local ainda é um dos points preferidos de muitos escaladores devido à qualidade de suas vias (de 4º a 9º) e pelo seu valor histórico.O pico localiza-se no município de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre. Com arenito como formação rochosa, fez-se um lugar belíssimo para os apaixonados pelo esporte, desde iniciantes aos veteranos .



Final de semana incrivel ! Com direito a experiências novas, a rocha diferente, a cadenas confirmadas, a parceria insubstituível, e um visual... meu amigo, sem igual!

A minha ideia era fazer um mochilão nos picos ao redor de Porto Alegre, o roteiro era Itacolomi no sábado e Ivoti no domingo.

Cheguei sexta à noite em POA, onde fui muito bem recebida e hospedada na casa de Mayra, mãe de Marlon - família maravilhosa.

Marlon está começando as escaladas. Treina indoor, e até então havia escalado pouco em rocha, mas a dedicação é de quem já pegou amor pelo esporte.

Acabamos saindo sábado à tarde, pois Marlon tinha um compromisso pela manhã.
Chegamos em Itacolomi com Odilei como guia, e com toda receptividade mostrando o pico e as vias.
Marlon e eu começamos por uma via mais tranqüila, tanto para conhecer a rocha quanto para sentir a graduação. Entramos na esportiva Tcheca Alemã (5º), uma via positiva com crux tranqüilo. Entrei guiando, deixei equipada e depois entrou Marlon, onde mandou sua primeira cadena guiando.
Como havíamos chegado tarde, não deu muita escalada, e foi aí que resolvemos voltar no dia seguinte, deixando Ivoti para o próximo mês.
Ficamos trocando idéias com o pessoal, todos gente boa e muito receptivos.





Domingo conseguimos chegar relativamente cedo – meio-dia.
Marlon fez uma investida guiando no Diedro, mas o sol tava insuportável e os marimbondos não muito amigáveis... Fomos para o outro lado do pico onde entrei na Barbudos (5sup - sugestão dos escaladores locais: 6sup), via curta, mas com uns movimentos belíssimos.
Depois fomos fazer o cume, pela via Covardes uma "escalaminhada" até a base da Via Sul (5º), que dá acesso ao cume. A via Sul, segundo Vanessa Staldoni, foi a primeira via aberta no estado em 1953.
E para fechar o final de semana, uma investida numa na Diedro(5º), via clássica onde a primeira cordada é um diedro e a segunda uma fenda. Ao terminar a primeira cordada, um pôr-do-sol de presente, indescritível. E infelizmente fiz apenas meia via na segunda cordada da fenda, pois já estava dominada pelos marimbondos.
Aí, foi juntar os equipos... e ir correndo pra rodoviária !











Essa viagem me fez amadurecer em vários sentidos, pois diferente das que havia feito antes - como Bagé e Caçapava - eu estava só (sem meus parceiros de cordadas), num lugar desconhecido, tendo que me virar sozinha, ter que tomar decisões sem ter a quem pedir opinião, sem ter aquele parceiro de confiança que entre na via antes de mim e diga depois "vai lá Lu, essa tu consegue mandar"... Eu não era 'responsabilidade' de aguem, eu fui 'responsável' por alguém! Me fez bem... tive outro ponto de vista da mesma situação.

Agradeço ao pessoal, pelo incentivo, pela troca de idéia, pelas caronas e pela receptividade.
E claro, parabéns ao Sr Marlon que mandou tri bem nas investidas, que foi tri parceirão.

"Na pressão respira, na duvida sobe o pé"