17 fevereiro 2010

carnaval alternativo II

...ultrapassou minhas expectativas! tanto em relação a beleza do lugar quanto as escaladas.
chegamos em Caçapava do Sul, mais especificadamente no Galpão de Pedra, por volta da 1:30 h da manhã, armamos as barracas e fomos deitar. antes de o sol nascer, estávamos Rogério, Cecília, Carina, Cristiano e eu acordados, prontos para começar as escaladas.
achei fantástico o lugar, uma beleza indescritível. com varias pedras e com vias de graduação variadas. um ótimo lugar pra quem quer escalar, tanto para os novatos quanto para os veteranos.
o acesso a Pedra do leão é com trilhas bem sinalizadas.
a rocha de Caçapava é conglomerada. para mim que estou acostumada com o granito de pelotas, fiquei doida de ver tantas ‘peguinhas’, além de todas as vias que eu fiz ser positivas, sendo que aqui em Pelotas as vias são bem verticais.
enfim, começamos Rogério, Cristiano e eu pela via A Procura do Elo, com graduação 6b, de três enfiadas e 70 metros. me sentia preparada para guiar, e com todo astral que o lugar me transmitia guiei as três cordadas. foi anestesiante estar num lugar como aquele, com parceiros tão queridos e pacientes, conhecendo coisas novas.



lance que não consegui passar, na segunda cordada da Via a procura do elo






logo depois fomos fazer a via Vó tita, que é uma rampa de 35 metros com graduação 4.
guiei ela para Carina escalar em top rope (logo, logo termos mais uma escaladora pelotense).
essa não é a época mais recomendada para escalar em Caçapava, pois, além de ser muito quente, é época de marimbondo, mosquitos infernais e pequenas aranhas.
por causa do sol, logo depois de fazer a Vó Tita, paramos as escaladas. voltamos ao acampamento, almoçamos e descansamos.

Carina escalando a Vó Tita

no final da tarde fomos escalar a Silêncio dos Inocentes, uma via de duas enfiadas, a primeira com graduação 6b e a segunda com graduação 8c. a primeira cordada Cristiano entrou guiando e eu de segunda. fizemos apenas a primeira cordada, mas foi muito legal, porque além de ter ficado noite enquanto escalávamos, a via tem uma chaminé e uma caverna na primeira parada. curti muito!
Caverna da via Silêncio dos Inocêntes

voltamos para o acampamento, jantamos um carreteiro maravilhoso feito pelo Sr Rogério e fomos dormir com aquele barulhinho tranqüilizador de chuva, porém acordamos com as vias todas molhadas, possibilitando nossa escalada só no final da tarde.
no meio da tarde o sol começava a abrir, fizemos um passeio para Cecília e Carina conhecer o pico da Pedra do leão. achei bem legal ter uma Via Ferrata de acesso ao cume. a vista lá de cima é linda!
voltamos ao acampamento e novamente sob a culinária do Seu Rogério, almoçamos uma massa com frango deliciosa.
as esperanças de escalar eram poucas, pois naquele mesmo dia teríamos que voltar para Pelotas.
já eram 18h, o pessoal começou a arrumar as coisas, quando eu e o Cristiano resolvemos dar uma ultima investida.

escalamos a Via Sophia, de duas enfiadas, 35 metros e graduação 6a. guiei as duas cordadas, foi super tranqüilo. chagamos ao cume, uma vista linda, já começava a anoitecer.
tudo em ordem para rapelar!
nessa via tanto os grampos quanto as paradas são de corrente, e ai o problema começou.
rapelamos até a primeira parada, e na hora de puxar a corda, nada dela vim. já era noite e a pressa de ir embora foram empecilhos.
Cristiano fez uma ascenção com prussik até a segunda parada, trocou a corda de argola e rapelou de novo. na volta para o acampamento ele viu que perdeu o radio comunicador.
eu fui indo na frente para organizar as coisas, enquanto ele procurava.
me perdi na trilha ! estava muito escuro e eu indo para o lado contrario do acampamento, mas logo achei o caminho de volta !

enfim, achei muito legal conhecer Caçapava, acredito que essa viagem só me acrescentou.
e de fato, volto de lá com histórias nas pontas dos dedos, um sorrisão no rosto, e VÁRIOS roxões nas pernas.

obs: lanterna
-->s e repelentes são equipamentos essenciais em uma trilha!