17 maio 2010

Catherine Destivelle


'Nascida na Argélia, no dia 24 de julho de 1960, Catherine cresceu em Paris, a mais velha de cinco irmãs e um irmão. Seu pai tinha gosto pela a escalada e uma paixão para o exterior, foi desde cedo um visitante regular da floresta de Fontainebleau, perto de Paris. Lá, a semente foi semeada.
Começou as escaladas aos 13 anos de idade: "Quando eu comecei escalar, eu era boa nisso de imediato, gostei de primeira".
Aos 15 anos, ela ia com grupos diferente de alpinistas mais experientes escalar em Fontainebleau.
Com 16 anos, ela havia escalado a rota Couzy-Desmaison a Olan ea, rota Devies-Gervasutti no Ailefroide, e um ano depois escalou Direct americana no Petit Dru.

Catherine parou as escaladas por 5 anos.
Em 1985, aos 25 anos, ela entrou em sua primeira competição. E nesse mesmo ano tornou-se uma escaladora profissional.
Em 1988, Catherine escalou a via Chouca em Buoux (França), uma via de graduação 13c.. Foi então a via mais difícil do mundo antes nunca subiu por uma mulher. Por três anos consecutivos, ganhou em Bardonecchia, na Itália, mas depois de concorrer no segundo Snowbird Cup em 1989 ela se aposentou das competições.

Em 1990, ela escalou o livre-Nameless Tower no Paquistão e subiu solo o Pilar Bonatti em Les Drus. Em junho de 1991, abriu uma nova via até a face oeste da famosa Drus, durante 11 dias de escalada solo notável.

Em 10 de março de 1992, ela levou 17 horas para o solar a face norte do Eiger (3.970 metros), em Bernese Oberland, uma face mítica de pedra, considerado o mais fatal dos Alpes. Durante o mesmo ano, ela tentou a Latok no Paquistão.
Em 1993, no inverno ela escalou o North Face dos Grandes Jorasses, e tentou o Pilar Oeste do Makalu, no Nepal.

Em 1995, ela subiu a Face Sudoeste do Shishapangma no Tibete, e tentou a Face Sul do Annapurna.
O ano de 1996 foi uma pausa na sua atividade, devido a um acidente na Antártida, mas ela se recuperou muito rapidamente.

No início do verão de 1999, Catherine subiu a Direct North Face de Cima di Lavaredo Grande nas Dolomitas italianas. Catherine foi novamente a primeira mulher para esta subida solo que levou dois dias.'

tentei fazer uma breve biografia dessa grande escaladora ! minha ídola !

... quando crescer quero ser igual a ela ! posso ?

' l'escalade est ma passion première et mon jeu favori: en montagne, en falaise, en compétition, en voyage de par le monde'

*fotos google