20 fevereiro 2014

Oficina de iniciação ao Trekking

No ultimo final de semana ministramos, Cristiano e eu, um projeto piloto, uma Oficina de Iniciação ao Trekking. A proposta é divulgar a prática desse esporte na região. A instrução contou com a colaboração de  um pequeno  grupo de estudantes da UFPEL(Universidade Federal de Pelotas) que se interessaram pela atividade. O propósito foi  contribuir com a construção do conhecimento teórico e prático  para iniciantes em trekking que procuram visitar locais já mapeados, sem a pretensão em explorar e/ou conquistar novas rotas, locais nunca trilhados, de difícil acesso ou inóspitos, simplesmente focando no Trekking Turístico e obviamente no minimo impacto ambiental.

No sábado foi apresentada  a instrução teórica com 4 horas de duração, onde foram  transmitidos conhecimentos sobre os tipos de trekking, planejamento, ética, equipamentos específicos, preservação e minimo impacto.

No domingo foi realizada a instrução prática, dando a todos a oportunidade de vivenciar algumas das teorias e conhecer um pouco da zona rural  de Pelotas. Entre subidas, decidas, estradas e  trilhas , foram percorridos 20km.

O resultado está nas foto abaixo:

















(eu vou junto)


Ao grupo, parabenizo pelo desempenho e persistência. Espero que tenham aproveitado e curtido a função.


"Amplie seus limites, eleve seu espírito e almeje o topo." 
(Declaração do Tirol sobre boas praticas em esportes de montanha.)

Nota: Em decorrência de vandalismo de grupos anteriores , o proprietário de uns dos pontos visitados proíbe o acesso de visitantes e a  divulgação da localização.

14 fevereiro 2014

Um pouco de literatura

Caçapava do Sul - fevereiro/2010
(Foto: Cristiano Castro)


'Escale as montanhas e receba delas boas influências. A paz da natureza fluirá para dentro de você, como a luz do sol flui para o interior das árvores. Os ventos lhe trarão o frescor; as tempestades sua energia; enquanto as preocupações irão se soltando como as folhas que se desprendem ...'
(John Muir)


Estou lendo um livro maravilhoso: Os conquistadores do inútil que estão disponível em dois volumes.
É um livro de 1961 que conta a história de um dos grande alpinistas franceses: Lionel Terray. A leitura parece mais uma conversa entre velhos amigos. Espetacular !

A seguir, um trecho do livro que me chamou bastante a atenção, talvez por ter me identificado:
“…não ambicionava qualquer glória, e as mais modestas escaladas deixavam-me louco de alegria. Para mim a montanha não era mais que um reino maravilhoso onde, por qualquer mistério, eu me sentia mais feliz.”

Bom fim de semana, e ótimas 'trepadas', caros montanheses .

10 fevereiro 2014

Gracias a la vida que me ha dado tanto

O rio Camaquã é um afluente da Lagoa dos Patos, que, por sua vez, deságua no Oceano Atlântico. De sua bacia fazem parte 26 municípios do RS incluindo um "pedaço do céu".














08 fevereiro 2014

Beeee happy



As montanhas são como são. Nunca tente rebaixar o nível da montanha para o seu nível. O correto é elevar o seu nível para o nível da montanha. 
(Autor desconhecido.)


06 fevereiro 2014

Porque ficar parado cansa

Esse verão está castigando. Temperaturas que chegam a quase 40ºC não dá animo a nenhum vivente, principalmente em escalar rochas que ficam o dia expostas ao sol. Tentamos até madrugar algumas vezes pra conseguir escalar, mas o mormaço castiga cedo.. 
A solução é treinar durante a semana após o trabalho e nos dias de folga ir fazer uma caminhadinha na zona rural. Afinal, ficar parada em casa, me cansa mais do que caminhar alguns km.

Nesse ultimo final de semana o rumo foi o 7º distrito de Pelotas, com direito a muita chuva, butiá, uva e a melhor companhia do mundo. O percurso não foi muito grande. Mas como diz o ditado, "não importa o tamanho, mas sim o prazer que ele proporciona".





















05 fevereiro 2014