12 dezembro 2010

agora, APEM !


Foi fundada oficialmente, nesse sábado, a Associação Pelotense de Escalada e Montanhismo, com o objetivo de garantir nosso acesso à pedreira do Monte Bonito, local que vem sendo tomado por posseiros dificultando nosso acesso, pondo em risco a manutenção, integridade e segurança das vias e escaladores.

  • Quem quiser se associar ou ter mais informações sobre a APEM entre em contato pelo e-mail apemontanhismo@hotmail.com.

A Pedreira de Monte Bonito fica localizada no município de Pelotas, sub-distrito Monte Bonito, a anos é ultilizada para pratica da escalada. Vias equipadas principalmente pôr Gabriel e Gustavo Neto, que variam de 4º a 9º grau de dificuldade. Um campo escola bastante completo com facil acesso.

maiores informações

Além da fundação da APEM, nesse sábado foi o dia Internacional da Montanha, data estabelecida pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 2003 na tentativa de estimular as discussões sobre a importância desses patrimônios naturais que estão espalhados por quase todo o planeta.

A data foi estabelecida após o sucesso do Ano Internacional das Montanhas, realizado em 2002, que desenvolveu o tema da consciência global em relação a estes ambientes. Ao todo, 78 países participantes em diversos eventos daquele ano, incluindo o Brasil (por meio da Confederação Brasileira de Montanhista e Escalada), estreitaram suas alianças na Parceria Internacional para o Desenvolvimento Sustentável em regiões de Montanha, conhecido como "Mountain Partnership”.

Desde então, os países promovem ações de sustentabilidade e desenvolvimento dos cenários altos e a data aparece no calendário com uma grande importância na difusão global do cuidado e importância das montanhas no planeta. A idéia da comemoração é evidenciar as oportunidades e dificuldades nos ambientes de montanha e construir parcerias que deverão trazer mudanças positivas para as montanhas e terras altas do planeta.

Em 2010, as discussões que envolvem o Dia Internacional das Montanhas estarão voltadas para a reflexão sobre os cuidados das comunidades indígenas moradoras das regiões altas. O intuito é fomentar e conservar os conhecimentos locais, que envolvem as ciências, práticas agrícolas, mudanças climáticas, medicina tradicional, arte e cultura, além dos cuidados das comunidades em relação à flora e à fauna das montanhas.

confira o site !

é isso, uma boa semana a todos ! :)